Patrona

Francisca Pessoa Mendes
   
       Nascida aos dezenove dias do mês janeiro de um mil novecentos e quarenta e sete, filha de João Batista Pessoa e Ester Pereira.
       Estudou com muitas dificuldades pois vinha de uma família muito humilde, conseguiu terminar a Escola Normal ( Magistério ), profissão que sonhava exercer.
       Casou com o senhor Roberto Mendes, a luta continuou árdua, em 1.968 nasceu seu primeiro filho que ela batizou de Edson Roberto Mendes, a professora Francisca para sustentar seu filho trabalhava como diarista, pois não havia conseguido uma vaga para exercer a sua verdadeira profissão (professora) .
       Em 1º de julho de 1.976, foi que a professora Francisca Mendes conseguiu ingressar no Magistério Municipal, dedicou-se de corpo e alma a sua verdadeira paixão que era o magistério, sempre com muita dedicação e amor pelas crianças, quando entrava em sala de aula esquecia todos os seus problemas e dificuldades, procurava sempre dar o melhor de si em prol da educação.
       Prestou vestibular, foi aprovada e conseguiu terminar o curso de Pedagogia (Administração Escolar ) , conseguindo assim mais um padrão para trabalhar de 5ª à 8ª séries dando aula de Ciências.
       Mais uma responsabilidade aparecia na vida desta batalhadora, um segundo filho que nasceu em 13/04/1980, seu nome Everson Roberto Pessoa Mendes, a professora Francisca para continuar trabalhando pois era arrimo da família, tinha que levar o filho menor junto, assim mesmo não desistiu de continuar a lutar por dias melhores.
       A professora Francisca sempre fez questão de dar aos filhos uma infância melhor do que a dela, mãe extremosa, esposa caridosa, cumpriu sua missão junto a nós com dignidade.
       Faleceu em 21 de novembro de 1.996.